O nariz é responsável pele seu cartão de visitas, quer queira ou não. Um nariz harmônico e proporcional faz muita diferença, inclusive em uma aparência mais jovem. Quando se pensa em mexer no nariz é muito importante salientar que este é um órgão muito delicado. Suas estruturas: cartilagens, ossos, músculos, ligamentos, subcutâneo e pele estão em harmonia de forças. Se o profissional não é habilitado e especialista existem grandes chances de no pós operatório ocorrerem situações desagradáveis como desvios intensos, grandes irregularidades e problemas de respiração. A rinoplastia estruturada 3d visa melhorar o fluxo aéreo, corrigir grandes desvios e irregularidades, e suavizar traços e ângulos, deixando o nariz mais proporcional ao rosto. Costumo dizer que o nariz que o paciente terá será sempre uma versão mais delicada e bonita do original, além de ser mais funcional. A cirurgia, na minha opinião, é a mais delicada e bonita de todas, e também a mais difícil de se dominar. Por isso, cirurgias que removem tecidos como base nasal e ponta feitas sem o rigor adequado tendem a problemas futuros. a estruturação é feita com a cartilagem do próprio septo nasal, concha auricular ou costelas, dependendo do caso.
Uma evolução da tradicional técnica padrão pela axila. Desenvolvida por nós e apresentada como nossa tese de ascensão a membro titular da SBCP. Os grandes problemas nas cirurgias de colocação de implantes são o posicionamento das cicatrizes, tensão excessiva na cicatriz do corte, risco de quelóides e deiscência. A maior diferença reside no fato das nossas cicatrizes resultantes serem muito pequenas( em média 3,5 cm), mesmo com próteses grandes, não haver necessidade de internação de 24h, e a paciente voltar as atividades prontamente. A liberação para atividades físicas ocorre em menos de 1 semana. Praticamente não há dor no pós operatório e nem restrição de nenhum tipo.
Pacientes que perdem muito peso, sejam eles pós bariátricos ou não, ficam com muito excesso de pele. Esta é mais evidente na região do abdômen, coxas, braços, mamas e face. Após a estabilização do peso começamos as cirurgias reconstrutoras. Geralmente o abdômen é a primeira escolha e por vários motivos, tanto do paciente quanto do cirurgião. Pelo paciente é a oportunidade de conseguir se locomover melhor, fazer uma melhor higiene, e vestir roupas mais adequadas e justas. A melhora na auto estima é imensa. Pelo cirurgião é uma das mais trabalhosas e de mais retirada de tecido. Com isto até mesmo a área do tórax, isto é mamas, também sofrem alterações a'pós a dermolipectomia abdominal. O lifting de glúteo com retalho dermoadiposo em cambalhota é uma técnica publicada por nós na revista da sociedade brasileira de cirurgia plástica e uma adaptação da técnica originalmente publicada na revista da ASAPS. Fomos os primeiros a realizar essa técnica no Maranhão e pioneiros no Brasil. Ela consiste em remover o excesso de pele e usar os tecidos que seriam descartados como uma espécie de "prótese glútea natural". A braquioplastia/ torsoplastia e lifting de coxas serve m para remover excessos nos braços, tronco e coxas. O lifting facial dual plane complementa as cirurgias com a reposição volumétrica da face, removendo excesso de tecidos caídos e sustentando melhor a camada profunda da face, melhorando rugas e criando um aspecto mais jovem.
Sabe aquelas gordurinhas teimosas que te impedem de usar algumas roupas ou de mostrar o abdômen definido? Temos uma solução. A lipoescultura remove os excessos de gordura que não saem com dieta e atividade física e mostra o desenho real do seu corpo. O procedimento é muito seguro, tanto que é o procedimento número 1 em realização, tanto no Brasil como nos EUA. Retiramos no máximo 7% do peso corporal do paciente em gordura. Este é o limite de segurança preconizado pela SBCP e estudos, usando a técnica super úmida que fazemos.
Afinal qual seria a diferença? Resumidamente poderíamos dizer que a mastopexia seria um procedimento onde somente recolocamos a argola na posição ideal, sem ter que montar todo o parênquima mamário, isto é, uma total remodelação da mama, enquanto a mamaplastia envolveria a reconstrução do cone mamário por completo. Na prática este conceito é um pouco vago pois sempre tentamos ao máximo reconstruir o cone e sendo assim o formato bonito das mamas. As cicatrizes viram. Na mastopexia com próteses podem ir desde a uma cicatriz periareolar ( somente ao redor da areola), periareolar associada a cicatriz vertical e à tradicional "T"invertido. Na mamaplastia geralmente a cicatriz final resultante é em "T"invertido ou em "L". O procedimento é feito em ambiente hospitalar com o mínimo de internação possível ( 1 dia) . O retorno da paciente às atividades normais é imediato com algumas restrições: não carregar pesos, não dirigir e não mexer muito os braços, pelo período de 1 mês.
Nem sempre as indicações do face lifting ou ritidoplastia são restritas à idades do paciente. Já operamos um paciente do sexo masculino de 33 anos com muita flacidez e ptose facial, o que lhe dava o aspecto de muito mais idade do que aparentava. Tradicionalmente quando há envelhecimento da face os tecidos profundos, os mesmos que recobrem os músculos da mímica, são puxados para baixo, pela força contínua da gravidade. Com o tempo eles afrouxam e saem de sua posição original. o face lifting dual plane, que realizamos, é uma junção de várias técnicas ja publicadas e padronizadas no mundo todo: sustentação vertical com vetor longo segundo Fritz Barton ( EUA), Vetores contínuos angulados segundo Patrick Tonnard ( Belgica), e composite facelifting segundo James Stusin (EUA). A tração da pele seguimos o preconizado pelo Prof Pitanguy. Dessa forma tratamos cada área e problema específico com a solução adequada. nunca fazendo o "mesmo lifting"para diferentes pacientes, visto que cada paciente é de uma forma diferente. A questão moderna é individualizar o tratamento a cada pessoa. No nosso dual plane facelifting adequamos todas essas técnicas a cada indivíduo;iduo. Feita sob sedação e anestesia local não necessita de anestesia geral. Paciente tem alta em 1 dia e retorno as atividades normais quase imediatamente. Os resultados sãoã naturais com esta técnica, sem o aspecto de rosto "esticado"como de procedimentos mais antigos.
Feito soba anestesia local ou local e sedação, o paciente vai para casa no mesmo dia. Diferente de técnicas paliativas e antiquadas como a do uso de fios de tração, a otoplastia remodela e cria uma antihélice ( a dobrinha da orelha) além de remover o efeito de mola da concha da orelha. Com isto o resultado é permanente e natural, bem diferente da técnica de otomodelação com fios. o corte é feito somente na parte de trás da orelha e ninguém perceberá que você operou.
Dentre os procedimentos da estéticéa íntima feminina está aá ninfoplastia. Quando a mulher tem excesso pele nos pequenosgrande lábios e isto a incomoda podemos corrigir. Sendo feito até mesmo em consultório sob anestesia local dependendo do caso, a ninfoplastia pela técnica moderna que desenvolvemos ( duplo triângulo ou ampulheta) reduz o tamanho tanto superior- inferior quanto anterior - posterior. diferente da técnica tradicional. Há ainda a possibilidade de exposição ãmaior do clitóris naquelas pacientes com muita pele redundante. Tudo isto sem perder nenhuma sensibilidade que e oé que mais assusta as mulheres.
Trazida diretamente da bélgica, via Dr PatrickTonnard, o qual conhecemos em 2008 nos EUA e fomos monitores do seu curso la. Somos pioneiros nessa técnica aqui no país e trazemos excelentes resultados em rejuvenescimento da área dos olhos. Consiste em realizar uma blefaroplastia com liberação de tecidos profundos e coletar gordura, principalmente do pescoço. Essa gordura é tratada, centrifugada e extraímos somente as células pluripotenciais( aquelas que se transformam em outras células) e as injetamos nessa região. Consiste em uma engenharia tecidual, o que existe de mais atual na medicina hoje. Estas células se desenvolmem em novos n=vasos, fiboblastos e tecidos de sustentação, devolvendo o aspecto jovial desta área.
A partir das 10 semanas de vida já está indiácado o tratamento de crianças para correção de fissuras labiais e palatinas. É importante ressaltar que isto não é somente pela estétiéca. A não correçãoã atrapalha , além da alimentação, da fala. É imprescindível também o acompanhamento multidisciplinar com o dentista, o fisioterapeutia e o fonoaudiólogo. Seguindo esta orientação conseguimos reestabelecer a continuidade do lábáio e palato com o mínimo de trauma ao paciente.
Sabia que o treinamento do cirurgião plástico é especialmente para tratar câncer de pele e reconstrução pós câncer de mamas? Muita gente não sabe disso. O treinamento exaustivo nos prepara para diversas reconstruçõeõs em face e no corpo. seja com a retirada de lesões pequenas ou grandes temos como tentar devolver a função e na maioria dos casos preservar a parte estética também. Nos casos de retirada das mamas podemos reconstruir com expansões de pele e implantes além de retalhos locais ou à distância. o fato é qéue podemos ajudar a reestabelecer o mais rápido possível os pacientes oncológicos.
É muito importante o tratamento adequado de pacientes com queimadura para evitarmos sequelas. desde o tratamento inicial ate os últimos estágios o cirurgião plástico deve estar presente. O reestabelecimento rápido depende da abordagem precoce e do controle da cicatrização. Para isto usamos enxertia precoce quando indicada e curativos de ampla cobertura. Paciente com sequelas de outros traumas ou úlceras de decúbito também séão tratados pela equipe de cirurgia plástáica de forma individualizada. seja no hospital, quando solicitado nosso parecer ou até mesmo em visita domiciliar.
Dr Guilherme Mendes Monteiro
Copyright © 2024 Dr Guilherme Mendes Monteiro – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.